Início » Linux » Ubuntu Phone OS – e o motivo de eu querer usá-lo

Ubuntu Phone OS – e o motivo de eu querer usá-lo

Eu uso Linux há quase 4 anos. Sem nenhum problema, reclamação, e nada. Minha primeira distribuição foi, de verdade, o Linux Mint. A menta verde tinha um tema metálico (que descobri, depois, que era o elementary modificado) e aquilo me deixou com um ar de coisa moderna, ao contrário do Ubuntu: cinza escuro e laranja. Sim, laranja. O Mint me oferecia algo fresco, refrescante. E o Ubuntu, era quadradão e antiquado. Mas acabei indo para o Ubuntu logo depois.

Depois disso, fui para outras versões (ou sabores). Mas como meu computador não suportava, estanquei em uma versão: Ubuntu 10.04 LTS. Ótima versão. O tempo passou, a minha máquina se atualizou e… Bom, cá estou! Utilizando o Ubuntu 12.10, completamente atualizado e com Unity. Apesar de ser fã do elementary (quem me conhece no Fórum Ubuntued sabe bem disso), o Ubuntu me conquistou de novo. E sua interface também.

E como isso aconteceu? O tal Ubuntu Phone OS. Antes de mais nada, recomendo a leitura deste post (que eu escrevi) no Ubuntued.

Quando eu assisti ao vídeo, alguma coisa simplesmente estalou. Eu olhei em volta para ver se havia sido uma lâmpada ou algo do tipo. Mas não! Era eu mesmo. Fiquei encantado com aquele sistema completamente unificado com o usuário. A facilidade. O jeito que ele se comporta. E eu falei: eu preciso disto. Não deu outra, tirei meu Linux Mint 13 com Unity (sim, eu fiz isso!) e logo estava com o Ubuntu 12.10, para ficar cada vez mais atualizado com a Canonical.

E não foi só isso. A beleza do sistema, a integração com os aplicativos, e a possibilidade de ter todos os meus aparelhos com um único sistema (toma, Google!) (em casa, todos os dispositivos são Linux. Desde o celular até o que roda conteúdo multimídia conectado à TV. Apesar de que não será possível ter o Ubuntu neste…) e integrá-los completamente.

E não é só isso. Por ser código aberto, podem surgir versões diferentes. Mint Phone OS. elementary Phone OS… Tudo o que é bom no Linux para desktops/laptops pode ser portado para celulares e tablets (o Mark já disse que terá a versão tablet também).

2013 será o ano do Linux, definitivamente. E eu quero ele no meu bolso, na minha mesa, e nas minhas mãos.

Ubuntu Phone OS, seja bem vindo. Não percebi o quanto eu necessitava de você até você existir. E só um cara conseguiu fazer isto antes: Steve Jobs. Agora um tal Mark-de-nome-difícil está fazendo o mesmo. E eu gosto disso. 😉

6 pensamentos sobre “Ubuntu Phone OS – e o motivo de eu querer usá-lo

  1. Pingback: Spyware do Ubuntu – isso existe mesmo? | The Freedom Tripper

Deixe um comentário